Upskill Platform

Quer construir uma empresa mindful? 8 maneiras para você começar!

Mindfulness é uma habilidade que você pode aprender, e através de constante treinamento, é possível alcançar uma mudança de comportamento sustentável. É a habilidade de se manter focado na tarefa que você está executando, aumentando a consciência sobre seus pensamentos, sentimentos, hábitos e ações. 

Quer construir uma empresa mindful? 8 maneiras para você começar!

Algumas pesquisas revelaram que as empresas têm uma despesa de cerca de U$350 bilhões, todo ano, por improdutividade e falta de engajamento de seus colaboradores. Não existe uma solução única que sirva para qualquer negócio. Mas construir as bases para uma empresa mindful pode ser o que o seu negócio esteja precisando para evitar um ambiente de trabalho em que prevaleçam o estresse e a sobrecarga.

Imagine uma cultura corporativa em que seus colaboradores podem trabalhar, realizar-se e se divertir. E é neste cenário que o mindfulness tem seu papel. Ele ajuda as pessoas a aliviar o estresse e descontrair, o que aumenta sua produtividade e eficiência. 

Vamos dar uma olhada nos benefícios que uma cultura de trabalho mindful pode trazer para construir uma empresa mindful.

O que é Mindfulness? 

Mindfulness é uma habilidade que você pode aprender, e através de constante treinamento, é possível alcançar uma mudança de comportamento sustentável. É a habilidade de se manter focado na tarefa que você está executando, aumentando a consciência sobre seus pensamentos, sentimentos, hábitos e ações. 

Mindfulness tornou-se moda. Um estudo mostra que a prática de mindfulness gera um retorno significativo sobre o investimento (ROI) para as empresas. Por esse motivo, você encontrará todos os bilionários praticando isso.

Benefícios de ter uma cultura corporativa mindful

Aqui estão alguns benefícios de incorporar o mindfulness à cultura corporativa: 

Aumenta a produtividade dos colaboradores

Quando você está sereno e descontraído tende a não se deixar levar pela raiva e pelo estresse, evitando explodir no ambiente de trabalho. Um experimento mostrou que a prática de mindfulness aumentou a produtividade dos participantes em 69 minutos por semana.

Reduz as chances de estresse e burnout

De acordo com uma pesquisa, 80% dos colaboradores estão estressados no ambiente de trabalho. Considerando um número alarmante como este, o mindfulness pode ser a forma de reduzir o caos seja no funcionamento do corpo do indivíduo, seja no ambiente em que ele trabalhar. 

Aumenta a inteligência emocional

Estar com a atenção plena, ajuda a aumentar sua paciência e te dá habilidade para regular suas emoções. Ter um senso de serenidade te permite lidar melhor com as situações e pessoas, quando as coisas não acontecem do seu jeito. A longo prazo, você se condiciona a estabilizar suas emoções quando há qualquer desacordo no local de trabalho. Assim, confrontos desnecessários ou comportamentos mais agressivos tendem a não ser mais sua maneira de reagir aos desafios e dificuldades.

Aumenta sua criatividade

Descontrair depois de um treinamento de mindfulness significa que você está dando a si mesmo algum tempo para ser receptivo a novas ideias. Isso se traduz em desfrutar de um processo de pensamento “fora da caixa”. Este pensamento inovador dá um impulso à sua criatividade.

Aumenta seu foco

Sonhar acordado ou dispersar no meio do trabalho acontece com todos – até com os melhores de nós. Você pode acabar pensando em um projeto que vai realizar na próxima semana ou, no mínimo, no jantar.

Além disso, há sempre uma notificação no seu celular ou um colega passando para interferir na sua rotina de trabalho. Mas estudos mostraram que o treinamento de mindfulness melhora seu foco e elimina as distrações de forma eficaz.

8 Ways to Build a Mindful Company 

Agora que já falamos sobre os benefícios irresistíveis do mindfulness, permita-me introduzir algumas maneiras comprovadas de construir uma cultura mindful na sua empresa.

1 –  Tenha um sistema de recompensa

“Eu gasto 98% do meu dia no meu escritório e pensando sobre o que eu posso fazer para que meu time jogue 1% melhor.” – Pete Carroll, treinador principal e vice-presidente executivo do Seattle Seahawks.

De acordo com um relatório da Gallup, cerca de 85% da força de trabalho americana não está engajada no ambiente de trabalho. Mas ter um sistema de recompensa motiva os colaboradores a se comprometer com mais tarefas no trabalho.

Recompensas podem ser dos mais diversos tipos, como bônus, presentes, privilégios no escritório, como reservar uma vaga específica no estacionamento etc. Você também pode planejar um acampamento em uma área montanhosa ou providenciar um jantar de cortesia para o colaborador que teve melhores resultados no mês.

Jantar com o CEO é de longe a melhor recompensa. Porque isso não apenas tornará o colaborador proeminente, mas também dará a ele a chance de apresentar suas ideias ao chefe. Todas essas recompensas promoverão uma cultura melhor e motivada no local de trabalho.

Além disso, você também pode introduzir atividades de gamificação. Um relatório mostrou que a gamificação melhorou o engajamento dos funcionários em 48% e reduziu a rotatividade em 36%.

2 –  Introduza atividades para desestressar

As consequências negativas do estresse são tão fatais que a Organização Mundial da Saúde o declarou como uma Epidemia Mundial.

Como um gerente ou CEO de uma empresa, você deveria incorporar à cultura do seu ambiente de trabalho algumas atividades para desestressar. Isso ajudará a mudar a perspectiva do colaborador sobre seu trabalho e sobre o local de trabalho.

Para garantir que os colaboradores são bem cuidados, você deveria encorajar que eles cultivem uma dieta saudável, carregando snacks saudáveis para o escritório. Você também pode subsidiar mensalidades para atividades físicas e plataformas de bem-estar mental, para que a maioria das pessoas possa se exercitar e meditar. Ou que tal planejar eventos sociais? Quando as pessoas dedicam algum tempo fora do ambiente de trabalho para bater-papo, elas se sentem menos estressadas. 

3 –  Tenha uma sala de meditação no local de trabalho

Meditação é uma parte essencial do mindfulness no ambiente de trabalho, não importa se for feita em casa ou no ambiente de trabalho. Por sorte, algumas empresas têm percebido, a tempo, a importância da meditação. Eles contratam coaches de meditação ou contratam aulas de meditação online para ensinar suas equipes a meditar.

Algumas empresas penduram fotos da natureza nas paredes do escritório, com o intuito de estimular a serenidade. Algumas empresas chegam até a adicionar imagens positivas junto à missão da empresa que podem dar-lhes um impulso para atingir seus objetivos. Você também pode considerar pendurar estudos de caso ou projetos de clientes satisfeitos.

Mas para isso acontecer, oferecer um local silencioso com cadeiras confortáveis é importante. Assim, aqueles que quiserem meditar ou recuperar o foco poderão praticar mindfulness neste local sem as interrupções do ambiente externo.

4 –  Lidere com conexão emocional

Quando for necessário é importante que o líder esteja disponível emocionalmente para seu time. Para entender os desafios emocionais de seus liderados, é de fundamental importância criar uma conexão emocional com eles. Isso vai ajudá-los a superar suas dificuldades e bloqueios emocionais e promover sua máxima performance.

Você pode fazer isso, mostrando empatia e conversando com eles sobre seu bem-estar mental. Se você organizar workshops sobre mindfulness na empresa, deixará clara sua preocupação com eles.Portanto, você já estaria no meio do caminho para construir uma conexão emocional com os colaboradores.

Com a intenção de desenvolver empatia, será crucial estar mindful e disponível para ouvir seus liderados. Ao fazer isso, você estará apto a construir relacionamentos de confiança entre os colegas, ajudando-os a superar os obstáculos que estejam enfrentando, através da colaboração.

5 –  Todo mundo pode ser um líder

Nós vivemos em um mundo muito desenvolvido, onde nossas vidas se tornaram supostamente fáceis e mais convenientes do que no século passado. No entanto, a realidade parece completamente diferente. 

Em um mundo onde espera-se que as pessoas trabalhem exaustivamente, In a world where people are expected to work exhaustively, ter um sistema de apoio no local de trabalho é de extrema necessidade. Todo mundo precisa ser mais produtivo para liderar um time. Se necessário, cada membro da equipe deve estar disposto a assumir o comando, liderar e ensinar os outros. Mindfulness ensina a liderar caso seja necessário.

Como você leu no início deste artigo: Mindfulness é a habilidade de estar focado na tarefa que executa, aumentar sua consciência sobre pensamentos, sentimentos, hábitos e ações. A consequência natural do treinamento de mindfulness é desenvolver autopercepção, e autoliderança. 

À medida que você aprende a liderar a si mesmo, você desenvolve a habilidade de liderar outros, tornando-se consciente o bastante para juntar o time na criação de uma visão, alinhar os princípios do grupo e definir as melhores ações diante das cirscunstâncias certas.

6 – Permita que os colaboradores façam pausas

Como líder, você não tem que microgerenciar ninguém. Dê ao seu time tempo para refletir e trazer novas e únicas ideias.

Sendo um líder de equipe, você deveria dar o exemplo ao definir pausas estratégicas no seu expediente de trabalho. Levante-se de sua cadeira, estenda suas pernas. Enquanto sua cabeça. Embora tirar a cabeça do trabalho pareça complicado, é necessário, ou seja, relaxa a mente e o corpo. Uma mente renovada e descansada abre caminho para novas ideias e maior criatividade. Faça disso um hábito e seus companheiros de equipe seguirão o exemplo.

Além disso, você também pode tornar obrigatória uma pausa de 5 minutos a cada 30 minutos ou 1 hora de trabalho, mesmo se seus liderados estiverem em trabalho remoto. Um programa de mindfulness recomenda pausas curtas, incluindo uma pausa apropriada para o almoço, onde você pode estar fora do ambiente de trabalho. Um breve exercício de respiração para conduzir ar fresco para dentro também é altamente recomendado. Isso vai garantir que seus colaboradores voltem mais focados, concentrados, produtivos e receptivos a novas ideias.

Se seus colaboradores estão em modelo de trabalho remoto, então você pode escolher dar a eles acesso a aulas de meditação e respiração, ao vivo ou gravadas. Essas práticas podem ser bastante eficientes em reduzir o estresse, ajudar as pessoas a lidarem com a pressão e promover mais foco, produtividade e criatividade no trabalho.

7 – Crie espaços confortáveis

As pessoas gastam uma enorme parte de suas vidas no ambiente de trabalho ou trabalhando, ainda que em casa. People spend a huge chunk of their lives in their workplaces. Trabalhar nesta intensidade em cadeiras desconfortáveis, ​​por horas todos os dias, traz exaustão. É por isso que é importante criar um espaço confortável em seu escritório, onde as pessoas possam ir, sentar e relaxar.

Não o interprete mal. Você não precisa de papéis de parede extravagantes ou cortinas com babados para tornar um espaço atraente. Em vez disso, uma bela obra de arte nas paredes, cadeiras confortáveis ​​e um sofá relaxante farão maravilhas. Digamos que, se algum de seus colaboradores se sentir exausto, ele poderá ir para aquela sala e trabalhar de lá por algum tempo. Dessa forma, eles não apenas ficarão relaxados, mas também trabalharão de maneira bastante produtiva. (Sem mencionar a sensação de gratificação que eles experimentariam por você por cuidar de suas necessidades de saúde).

Considere orientar seus colaboradores que estão trabalhando em casa para que tenham um local tranquilo e confortável para seus intervalos e sessões de mindfulness.

8 – Invista em Recursos de Mindfulness como App, e-cursos ou plataformas ao vivo imersivas

Outra maneira eficiente de incorporar o mindfulness à cultura da sua empresa é contratar um app de mindfulness ou um curso on-line e dar acesso gratuito aos seus colaboradores.

Uma vez que você tenha percebido a importância disso, eles irão aprender mindfulness de maneira autônoma respeitando seu ritmo e sem pressão externa. Para aproveitar ao máximo esses apps ou cursos on-line, você pode também usar To get the best out of the app or E-course, você também pode usar seus ensinamentos em conjunto com o treinamento convencional de mindfulness para reforçar as ideias anteriores.

Outro recurso que você pode oferecer para seus colaboradores é uma plataforma que ofereça todos os recursos que você precisa para desenvolver seus talentos.

Quer saber mais sobre estratégias para construir uma empresa mindful? Quer ser capaz de desenvolver e reter talentos, à medida que sua liderança se torna mais preparada para lidar com as mudanças rápidas deste cenário complexo? 

Agende uma demonstração, clicando aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Summary

Nunca perca um insight.
Assine a nossa newsletter!

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Authorized*

Últimos artigos

Group of business workers standing with hands together doing symbol at the office
Emotional Intelligence
Aline Daher

4 táticas para seu time ser + resiliente

Num cenário de mudanças rápidas e constantes, é comum que haja grande incerteza e uma dificuldade em se adaptar de maneira ágil sem perder desempenho. Para vencer esses desafios, é preciso que seu time seja + resiliente, para que prosperem diante das adversidades e possam aprender com elas.

Saiba mais »
three person pointing the silver laptop computer
Human-Centric Work Design
Aline Daher

Crie uma cultura de inclusão e pertencimento

Uma cultura de inclusão e pertencimento é fundamental para atrair e reter talentos diversos. No entanto, muitos executivos ainda não sabem como criá-la e mantê-la. O maior desafio é saber que ações colocar em prática para gerar pertencimento, coesão e acolhimento das equipes remotas ou híbridas.

Saiba mais »

Agende uma demonstração

Desenvolva sua equipe, faça sua empresa crescer