Upskill Platform

Como melhorar o bem-estar mental de suas equipes

Seja no escritório, seja no co-working, ou em home office, as pessoas dedicam a maior parte do dia ao trabalho. Muitas vezes, dedicam mais horas do que o programado, além de terem que enfrentar ambientes de relações ruins, pouca ou nenhuma valorização, alta competição e ausência de senso de pertencimento. Este cenário torna a rotina extenuante, o estresse crônico, afetando o bem-estar mental de suas equipes. Aprenda táticas para melhorar o bem-estar mental de suas equipes.

Como melhorar o bem-estar mental de suas equipes

Seja no escritório, seja no co-working, ou em home office, as pessoas dedicam a maior parte do dia ao trabalho. Muitas vezes, dedicam mais horas do que o programado, além de terem que enfrentar ambientes de relações ruins, pouca ou nenhuma valorização, alta competição e ausência de senso de pertencimento. Este cenário torna a rotina extenuante, o estresse crônico, afetando o bem-estar mental de suas equipes.

Somado a isso, o advento da pandemia do COVID-19 aumentou a angústia dos colaboradores, produzindo grande incerteza em diversos setores da vida, insegurança no trabalho e estresse financeiro devido às condições da economia, depois de tantos lockdowns

Esse estresse e angústia afetam a produtividade e o desempenho dos colaboradores, Algumas pesquisas revelaram que as más condições da saúde mental dos trabalhadores reduzem a produtividade, causando um aumento nas despesas da empresa. De acordo com um relatório, as despesas anuais devido a problemas de saúde mental no local de trabalho no Canadá são de cerca de 50 bilhões de dólares canadenses.

Diante deste cenário, é preciso que a alta e a média liderança se responsabilizem por criar um ambiente saudável de trabalho, a fim de promover o bem-estar mental de suas equipes e aumentar sua produtividade. 

Qual a diferença entre saúde mental e bem-estar mental? 

A saúde mental é definida pela ausência de distúrbio de ordem psicológica, emocional e social de um indivíduo. Ela representa a maneira como uma pessoa reage ou lida com os eventos estressantes na vida. 

Por outro lado, o bem-estar mental abrange muitos aspectos da personalidade, como a capacidade de gerenciar as emoções, de expressá-las com sabedoria, de lidar com as pessoas e, o mais importante, de se sentir bem consigo mesmo.

Como melhorar o bem-estar mental de suas equipes?

Veja como você pode melhorar o bem-estar mental de suas equipes.

1. Entenda como a saúde mental afeta seus colaboradores

De acordo com JOEM, os colaboradores que lidam com problemas de saúde mental podem sofrer uma perda significativa de produtividade, baixo desempenho e falta de concentração, impactando negativamente seus negócios.

Se uma pessoa está sob estresse constante, também aumentam as chances de várias doenças físicas, como hipertensão ou problemas cardiovasculares.

2. Faça da cobertura de saúde mental uma parte do seu plano de saúde

Mental Health Parity é um exemplo de plano que cobre problemas de saúde mental e por abuso de substâncias.

Você também precisa garantir que seus colaboradores tenham acesso a profissionais de saúde mental qualificados para que seus problemas possam ser diagnosticados em tempo hábil e tratados adequadamente.

3. Faça do Programa de Assistência ao Empregado (EAP) parte de sua organização

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019, 79% dos empregadores estabeleceram programas de assistência aos colaboradores para dar suporte ao bem-estar mental de suas equipes. Se você ainda não estabeleceu esses programas de bem-estar, agora é a hora de fazê-lo.

Você também precisa se comunicar com seus colaboradores sobre o programa. E certificar-se de que o plano seja gratuito ou permita reembolso, sem cobranças ocultas.

4. Comunique-se com seus colaboradores sobre saúde mental

Embora o estigma dos problemas de saúde mental tenha diminuído nos últimos anos, as pessoas ainda hesitam em falar sobre seus problemas de saúde mental e emocional.

De acordo com a Mayo Clinic, esse estigma faz a pessoa se sentir envergonhada com seus problemas de saúde mental e relutante em procurar ajuda. 

Portanto, os empregadores precisam conversar sobre questões de saúde mental com seus colaboradores, incentivá-los a falar abertamente e explicar-lhes os benefícios de programas de bem-estar mental, como o EPA, para que se sintam mais confiantes para aproveitá-los.

Você pode frequentemente organizar workshops e seminários sobre bem-estar mental para deixar os colaboradores à vontade para discutir seus problemas com a liderança.

5. Crie um ambiente de trabalho cooperativo

Um local de trabalho saudável permite que empregadores e colaboradores colaborem para melhorar o bem-estar no local de trabalho e sustentar a produtividade.

“O simples ato de prestar atenção positiva às pessoas tem muito a ver com produtividade.” ~ Tom Peters, escritor americano sobre práticas de gestão de negócios

Portanto, você deve ter uma política de portas abertas para manter os colaboradores informados sobre os desenvolvimentos e objetivos do negócio. Além disso, certifique-se de que o ambiente de trabalho seja amigável e que incentive os colaboradores a participar ativamente do crescimento da empresa.

Além disso, os empregadores devem incentivar os colaboradores a se envolverem em atividades criativas e ajudá-los a aprender novas habilidades para aumentar sua produtividade.

6. Mostre seu cuidado e empatia com os colaboradores

“Liderança é sobre empatia. Trata-se de ter a capacidade de se relacionar e se conectar com as pessoas para inspirar e potencializar suas vidas.” ~ Oprah Winfrey

É responsabilidade do empregador proteger a saúde, a segurança e o bem-estar de seus colaboradores. Você pode estabelecer um relacionamento saudável com seus colaboradores, por exemplo, organizando encontros casuais com seus colaboradores onde você fala sobre seus interesses e outros temas que eles queiram discutir. Reconheça seu trabalho duro e aprecie sua contribuição. E ouça suas necessidades e demandas. Todos esses pequenos esforços dão a seus colaboradores uma mensagem de que você se importa com eles.

7. Permita que eles trabalhem remotamente

O trabalho remoto ajuda os colaboradores a integrar sua vida pessoal e profissional, muitas vezes trazendo tranquilidade. De acordo com um relatório, 73% das pessoas sentem que o trabalho remoto impactou positivamente seu bem-estar e melhorou o desenvolvimento profissional em 60% das pessoas.

Se você identificar a gravidade dos sintomas de saúde mental de seus colaboradores, permita que eles trabalhem remotamente até se sentirem melhor. A flexibilidade de trabalhar em qualquer local ajudará a reduzir o estresse relacionado ao trabalho nos colaboradores e melhorar sua produtividade.

8. Fornecendo horários de trabalho flexíveis

De acordo com uma pesquisa da HR Dive, os colaboradores com horários de trabalho flexíveis são 54% mais propensos a lidar com o estresse no local de trabalho. Portanto, não mantenha a agenda dos trabalhadores muito apertada e elogie-os de todo o coração quando trabalharem ao longo do tempo.

“As pessoas hoje realmente valorizam a flexibilidade no local de trabalho e o trabalho remoto porque permite que concentrem suas energias no trabalho e na vida, em oposição ao deslocamento ou outras complicações devido à geografia.” ~ Ken Matos, vice-presidente de pesquisa, Life Meets Work

O horário de trabalho flexível também permite que os trabalhadores tenham algum tempo para autocuidado. Horários difíceis podem resultar em esgotamento, afetando a saúde mental e a produtividade dos trabalhadores.

9. Ofereça acesso a plataformas de bem-estar mental

Existem vários programas online que podem ajudar a melhorar o bem-estar mental de suas equipes. Portanto, certifique-se de dar aos seus colaboradores acesso a esses recursos.

Você pode dar a eles acesso a aplicativos com treinamento respiratório, de meditação, entre outras ferramentas para aumentar a vitalidade e energia, regular melhor as emoções e aumentar a capacidade de foco e concentração. Uma das soluções deste tipo é nosso parceiro, a plataforma DeRose Meditation, que oferece ferramentas como complemento ao desenvolvimento das lideranças e de seus times.

10. Tenha uma sala de meditação no local de trabalho

Estudos mostram que a meditação melhora a inteligência emocional e ajuda a aliviar o estresse em adultos que trabalham.

Ter uma sala de meditação dedicada em seu local de trabalho faz parte do design moderno do local de trabalho. Ajuda os trabalhadores a praticar mindfulness, o que melhora suas habilidades de concentração, o humor e contribui para lidar melhor com o estresse.

Se você não pode se dar ao luxo de ter uma sala de meditação no escritório, uma sala com menos ruído e lugares confortáveis para se sentar pode servir a este propósito.

11. Não limite o tempo de férias dos colaboradores

Estudos mostram que as férias podem ajudar a aliviar a depressão, a ansiedade e outros problemas de saúde mental, reduzindo os níveis de estresse. Tirar um tempo do trabalho para desfrutar de algumas atividades divertidas pode aumentar sua motivação e diminuir o risco de esgotamento.

Tendo isso em mente, você não deve limitar o tempo de férias de seus colaboradores. Permita que eles tenham uma semana de folga a cada três meses ou dois dias de folga a cada mês, com o intuito de dar chance para descontrair a mente e o corpo. Você pode até introduzir políticas de férias pagas. Se não for isso, permita que seus colaboradores trabalhem remotamente quando precisarem de uma pausa. Colaboradores felizes e relaxados serão mais produtivos no trabalho, eventualmente aumentando suas receitas.

O que os colaboradores podem fazer para melhorar seu bem-estar no local de trabalho?

Além de praticar as dicas compartilhadas acima, os líderes podem incentivar seus colaboradores a melhorar seu bem-estar da seguinte maneira:

• Validando seus sentimentos e evitando reprimir as emoções desagradáveis,

• Praticando mindfulness,

• Não hesitando em compartilhar o que sente; falando sobre seus sentimentos,

• Praticando sua empatia e sendo gentil com seus colegas de trabalho,

• Começando seu dia, realizando atividades nas quais dedique atenção ao presente, evitando o celular, mídias e redes sociais,

• Dormindo no mínimo oito horas para permitir que seu cérebro se recupere do agitado dia de trabalho,

• Reconhecendo os sinais de esgotamento e tomando medidas preventivas,

• Mantendo uma dieta saudável e equilibrada para garantir que seu corpo e cérebro estejam recebendo todos os nutrientes essenciais,

• Exercitando-se regularmente, mesmo que por 15 minutos todos os dias,

• Envolvendo-se em atividades saudáveis ao ar livre,

• Exercitando sua criatividade no trabalho. 

• Encontrando momentos para o riso, o humor e a diversão,

• Fazendo pausas no trabalho, para evitar o esgotamento e outros problemas graves de saúde mental

• Procurando ajuda quando perceber que não está conseguindo lidar com a carga emocional ou o turbilhão mental.

Conclusão

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Pessoas com horários de trabalho difíceis enfrentam mais estresse, por isso têm uma maior tendência a serem vítimas de problemas de saúde mental.

No entanto, os empregadores podem aumentar a produtividade e a eficiência no local de trabalho cuidando do bem-estar mental de suas equipes. Portanto, veja quais dos itens acima você já pode começar a aplicar, e crie um programa de desenvolvimento da liderança consistente, com a intenção de gerar impacto positivo sobre o bem-estar mental e a produtividade dos seus colaboradores, nos próximos anos.

Quer saber como? Agende uma demonstração, clicando aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Summary

Nunca perca um insight.
Assine a nossa newsletter!

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Authorized*

Últimos artigos

Group of business workers standing with hands together doing symbol at the office
Emotional Intelligence
Aline Daher

4 táticas para seu time ser + resiliente

Num cenário de mudanças rápidas e constantes, é comum que haja grande incerteza e uma dificuldade em se adaptar de maneira ágil sem perder desempenho. Para vencer esses desafios, é preciso que seu time seja + resiliente, para que prosperem diante das adversidades e possam aprender com elas.

Saiba mais »
three person pointing the silver laptop computer
Human-Centric Work Design
Aline Daher

Crie uma cultura de inclusão e pertencimento

Uma cultura de inclusão e pertencimento é fundamental para atrair e reter talentos diversos. No entanto, muitos executivos ainda não sabem como criá-la e mantê-la. O maior desafio é saber que ações colocar em prática para gerar pertencimento, coesão e acolhimento das equipes remotas ou híbridas.

Saiba mais »

Agende uma demonstração

Desenvolva sua equipe, faça sua empresa crescer