Upskill Platform

People agility como vantagem competitiva

People agility é a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar e responder rapidamente às mudanças no ambiente de trabalho, às expectativas e necessidades das pessoas com quem se relaciona profissionalmente. É sobre ter uma mentalidade ágil que te permita reagir às mudanças de forma eficaz e eficiente.

People agility como vantagem competitiva

People agility é a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar e responder rapidamente às mudanças no ambiente de trabalho, às expectativas e necessidades das pessoas com quem se relaciona profissionalmente. É sobre ter uma mentalidade ágil que te permita reagir às mudanças de forma eficaz e eficiente.

Quem desenvolve este tipo de habilidade com pessoas é capaz de ter uma abordagem aberta, curiosa e flexível, buscando opiniões diversas para ampliar o entendimento mútuo e alcançar objetivos comuns. Este profissional tende a ser mais adaptável, resiliente e empático e a ajustar suas habilidades, comportamentos e perspectivas em resposta às mudanças no trabalho, mantendo sua motivação e um alto nível de colaboração.

People agility: valorizar a diversidade

Normalmente, profissionais que desenvolvem a people agility são entusiasmados em se relacionar com pessoas que têm pensamentos diferentes dos deles. O confronto de ideias e a diversidade de perspectivas promove crescimento e aumenta a colaboração. 

“Equipes de alto desempenho são constituídas de membros que criam um equilíbrio de habilidades. Cada indivíduo não precisa ter bem desenvolvidas todas as habilidades técnicas e sociais, mas a equipe em geral precisa de uma boa dose de ambos. A diversidade de conhecimento, pontos de vista e perspectivas, bem como de idade, gênero e etnia, pode ajudar as equipes a serem mais criativas e evitar o pensamento de grupo.”

Benefícios da people agility na liderança

Líderes que têm agilidade ao lidar com as pessoas criam uma cultura de confiança e um ambiente de trabalho saudável, permitindo o desenvolvimento de habilidades em diferentes áreas e fornecem feedback regular para ajudar seus colaboradores a se sentirem incluídos, conectados ao propósito do grupo e capazes de se adaptar às mudanças e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

People agility para aumentar a colaboração

Quando aprimoramos nossa agilidade em lidar com as pessoas, percebemos como agir para que o ambiente de trabalho seja seguro e confiável para o compartilhamento de diferentes perspectivas e valores. Veja, abaixo, alguns insights sobre como melhorar sua agilidade com pessoas e, por fim, influenciar positivamente a colaboração na sua equipe.

“Esteja aberto a novas ideias e perspectivas:

Para ser ágil, é preciso estar disposto a considerar novas maneiras de pensar e abordar os desafios. Isso significa estar aberto a novas ideias, perspectivas e maneiras de fazer as coisas.

Desenvolva habilidades de resolução de problemas:

A capacidade de resolver problemas de forma rápida e eficaz é essencial para a people agility. Desenvolva suas habilidades de resolução de problemas praticando a identificação de problemas, análise de causas raízes e a tomada de decisões baseadas em dados.

Pratique a comunicação clara e eficaz:

A comunicação clara e eficaz é fundamental para a colaboração e a adaptação em ambientes ágeis. Pratique sua capacidade de se comunicar de forma clara e concisa, ouvir atentamente e responder de forma eficaz.

Aprenda continuamente:

A aprendizagem contínua é fundamental para a people agility. Isso significa estar sempre aberto a aprender coisas novas e desenvolver habilidades novas e relevantes para o seu trabalho.

Mantenha uma atitude positiva:

A people agility exige uma mentalidade positiva e resiliente. Pratique a manutenção de uma atitude positiva, mesmo diante de mudanças e desafios difíceis.

Adapte-se a diferentes estilos de trabalho:

A capacidade de se adaptar a diferentes estilos de trabalho e colaborar com pessoas de diferentes origens e perspectivas é fundamental para a people agility. Pratique a empatia e a compreensão dos pontos de vista e estilos de trabalho dos outros.

Seja pró-ativo:

A people agility exige que você seja pró-ativo e tome a iniciativa de identificar problemas, sugerir soluções e liderar projetos. Pratique sua capacidade de liderança e de tomar decisões em ambientes ágeis.”

Líder como exemplo de people agility

Ao colocar essas táticas em prática, o líder para a ser um exemplo de people agility e pode inspirar seus liderados a serem mais atentos aos colegas, empáticos para compreender suas perspectivas, criando um ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo. Quando os colaboradores de um time adquirem as habilidades de people agility, o grupo vai se tornando mais coeso pelo respeito às diferenças e a valorização da diversidade como fundamental para vencerem os desafios com criatividade. 

A performance da equipe tende a melhorar neste cenário, tornando a people agility uma vantagem competitiva da empresa no mercado em que atua, tanto para atrair outros talentos quanto para atrair novos clientes que se identificam com a cultura da marca.

  • Em co-autoria com Gustavo Oliveira, CEO da Upskill.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Summary

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Últimos artigos

fit cultural
Liderança do futuro
Aline Daher

Fit cultural inclusivo: para além do recrutamento

Fit cultural é um termo que se aplica, normalmente, ao alinhamento de um candidato a determinada vaga, no processo de seleção de uma empresa. No entanto, quando restringimos esta prática à entrevista de seleção de um novo colaborador, podemos estar ignorando o fato de que a cultura organizacional sofre mudanças ao longo da história de uma empresa, e que seus colaboradores e políticas precisam se adaptar, do contrário, seria necessário trocar todas as equipes a cada mudança de cenário.

Saiba mais »
equipes
Human-Centric Work Design
Aline Daher

Mude a maneira como suas equipes são lideradas

Loud quitting, quiet quitting, lazy job, coffee badging estão desafiando as empresas a manter a produtividade e performance dos times e do negócio, num ambiente de trabalho remoto ou híbrido. No entanto, é certo que o comportamento das pessoas mudou, impulsionado pela pandemia e consolidação de um mundo híbrido, seja para viver, consumir, como para trabalhar.

Saiba mais »

Agende uma demonstração

Desenvolva sua equipe, faça sua empresa crescer