Upskill Platform

Como a Protega continuou crescendo aprimorando a inclusão e senso de pertencimento em seus times remotos

Conheça a história de como a Protega venceu os desafios do modelo remoto, reconquistou a conexão e coesão dos times e manteve seu crescimento acelerado.

Como a Protega continuou crescendo aprimorando a inclusão e senso de pertencimento em seus times remotos

O desafio de liderar em trabalho remoto e o risco de perder coesão, colaboração e senso de pertencimento

Depois de alguns meses do início da pandemia, ao prever a continuidade do trabalho remoto a longo prazo, a alta administração da Protega Managed Cybersecurity via como grande risco os times começarem a perder coesão, colaboração e a fluidez natural, que traziam confiança, produtividade e agilidade ao trabalho. Estratégias de inclusão e senso de pertencimento se tornaram prioridade para que a empresa continuasse crescendo.

O time inicial tinha cerca de 30 colaboradores, era bastante coeso pela convivência presencial diária e o cultivo de valores claros no ambiente de trabalho.  Com o aumento exponencial do número de colaboradores em cerca de 2 anos (hoje mais de 100), o desafio de reter talentos, manter o time coeso, produtivo e com senso de pertencimento estava só começando.

Com o distanciamento social e a necessidade de contratação de profissionais no modelo remoto, o desafio em propagar a cultura e de construir os mesmos laços fortes com os novos colegas, passou a ficar mais evidente.

Descompasso entre colaboradores novos e antigos

A alta liderança logo percebeu um descompasso entre os colaboradores novos, mais distantes e com baixa conexão, e os antigos, que se conheciam muito bem e já tinham criado coesão no presencial.

Os diretores sabiam que o grande problema disso era a grande volatilidade desses novos membros que fizeram onboarding remoto, para quem se desvincular da empresa é muito mais fácil. 

Como a empresa crescia muito, vendia muito e precisava entregar muitos projetos, se as pessoas importantes e chaves começassem a sair, a entrega dos projetos vendidos estaria em risco.

Dois grandes desafios para inclusão e senso de pertencimento

Desafio 1

Como substituir o cafezinho, o almoço e a ida à mesa das pessoas, para que elas se conheçam com profundidade e estabeleçam relações de confiança?

Desafio 2

Como desenvolver líderes no ritmo necessário para sustentar o crescimento acelerado da empresa, num cenário remoto, pandêmico e pós-pandêmico, de alta volatilidade, instabilidade e complexidade, e um alto nível de pressão trazido com a guerra por talentos?

Solução

Para evitar que o problema se instalasse, a Protega adotou a plataforma de desenvolvimento de talentos da Upskill para preparar a liderança de forma contínua, a fim de que ganhassem autonomia para agir proativamente, detectando e solucionando problemas quando ainda estão na raiz. E, assim, sustentar o crescimento acelerado da empresa e promover inclusão e senso de pertencimento dos times remotos.

Resultados e depoimentos

Cem por cento dos participantes do Programa disseram ter encontrado um bom ponto de intersecção entre seus valores pessoais e os da empresa e mais de 97% afirmaram ter ganho clareza do seu propósito alinhado ao trabalho.

Além disso, mais de 90% dos participantes relataram estar aplicando as ferramentas para aumentar sua adaptabilidade e tornar-se mais colaborativo com os colegas.

Depoimentos

Veja, abaixo, alguns depoimentos do time sobre o Programa da Upskill:

“[A maior sacada foi] ser colocado frente a frente com meus valores e analisar o quanto de flexibilidade e adaptabilidade estou aplicando na vida profissional.”

“[Participar do Programa] me fez correlacionar os meus valores com os da empresa e ver que estou no lugar certo.”

“Porque sou nova na empresa e serviu muito pra absorver mais claramente os valores da empresa, bem como estreitar relacionamento com os colegas.”

“Muito importante a oportunidade que tive de conhecer os demais membros da empresa, sendo que muitos eu não conhecia nada.”

“Melhorar o relacionamento é importante para manter o entusiasmo e motivação, minha e dos colaboradores.”

“Me fez refletir, e saber a partir dos meus valores, onde e como eu posso ser útil e me sentir realizada em minha vida pessoal e profissional.”

Quer aumentar e inclusão e o pertencimento nos seus times remotos e híbridos?

Agende uma Demo da nossa Plataforma de Talent Development as a Service.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Summary

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Últimos artigos

equipes
Human-Centric Work Design
Aline Daher

Mude a maneira como suas equipes são lideradas

Loud quitting, quiet quitting, lazy job, coffee badging estão desafiando as empresas a manter a produtividade e performance dos times e do negócio, num ambiente de trabalho remoto ou híbrido. No entanto, é certo que o comportamento das pessoas mudou, impulsionado pela pandemia e consolidação de um mundo híbrido, seja para viver, consumir, como para trabalhar.

Saiba mais »
Liderança do futuro
Aline Daher

Prepare sua liderança para ser proativa no bem-estar das equipes

Uma pesquisa recente realizada pela Alice (plano de saúde para empresas), em parceria com a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, a Caju, o Grupo Fleury, a Gupy, a Zazos e O Futuro das Coisas, concluiu que as empresas que se preocupam com o bem-estar físico e mental de seus colaboradores registram índices maiores de engajamento interno. No entanto, a chave para construir e manter um ambiente saudável de trabalho pode estar além dos benefícios; no preparo da liderança.

Saiba mais »
Liderança do futuro
Aline Daher

Liderança em um ambiente de trabalho multigeracional

Segundo o “Panorama de Sentimentos das Lideranças”, estudo da escola corporativa SPUTNik com 250 líderes de grandes empresas, 79% dos gestores sentem dificuldade em conduzir profissionais de diferentes gerações. O ambiente de trabalho está se tornando cada vez mais diverso, com diferentes gerações trabalhando juntas. Para muitos líderes de empresas, isso pode ser um desafio, já que cada geração tem suas próprias preferências, valores e maneiras de trabalhar. No entanto, gerir uma equipe multigeracional com sucesso é possível, e pode trazer benefícios significativos para a empresa.

Saiba mais »

Agende uma demonstração

Desenvolva sua equipe, faça sua empresa crescer