Não seria ótimo se você pudesse prever quais os desafios irá enfrentar ao longo de todo o ano de 2023? É verdade que as mudanças rápidas não nos garantem uma previsão precisa do futuro do trabalho. Mas as tendências que compartilhamos aqui podem contribuir para você enxergar melhor o cenário. E, assim, poderá saber como liderar, como tomar decisões, mais consciente do comportamento das pessoas e organizações, e influenciar o ambiente de trabalho para que seja promissor tanto para o crescimento de pessoas quanto de empresas.
Quais as principais tendências do futuro do trabalho em 2023?
Segundo a Gartner, dentre essas tendências estão a “contratação silenciosa”, a expansão da flexibilidade híbrida, a necessidade de suporte aos gestores, a expansão dos pipelines de talentos, o investimento em diversidade, equidade e inclusão, o aumento do risco de dados com o trabalho remoto, minimizar o enviesamento dos algoritmos de recrutamento e o conflito de gerações. Este cenário exige que as lideranças estejam melhores preparadas para conduzir pessoas e empresas.
Os líderes estão pressionados pelas expectativas dos executivos e dos liderados
Segundo Emily Rose McRae e Peter Aykens, em seu artigo 9 Tendências do Futuro do Trabalho para 2023, “gerenciar é uma habilidade e, para a maioria das pessoas, requer prática. A dupla pressão do trabalho remoto e as crescentes necessidades e expectativas dos colaboradores amplificaram a má gestão”.
O estudo da Gartner afirma que 60% dos funcionários híbridos dizem que seu gerente direto é sua conexão mais direta com a cultura da empresa. Esta é uma das principais razões porque esses líderes estão se sentindo pressionados. Eles sentem a pressão das expectativas de seus gestores para que façam a empresa crescer, e de seus membros de equipe, para que ofereçam senso de propósito, flexibilidade e oportunidades de carreira.
Soluções para aprender como liderar no futuro do trabalho
- Qual o principal investimento da liderança para reter talentos
De acordo com a declaração de Naira Feldmann, diretora de engagement da LLYC no Brasil, para o Valor Econômico. Feldmann recomenda que as chefias invistam na comunicação com as equipes. Esta afirmação baseia-se no relatório Talent Trends 2023, elaborado pela consultoria LLYC, em colaboração com a DCH (Organização Internacional de Administradores de Capital Humano), e em uma série de pesquisas sobre o futuro do trabalho.
- Suporte para desenvolver soft skills na liderança
Esses dados reforçam a relevância de dedicar esforços para desenvolver as habilidades de liderança especialmente da baixa e média gerência.
Segundo a Consultoria Gartner, as melhores organizações realizarão duas ações-chave para aliviar a pressão sobre os gestores:
- Vão fornecer uma nova abordagem de suporte e treinamento para mitigar a crescente lacuna de soft skills.
- Vão deixar claro como os gerentes devem alocar seu tempo e redesenhar suas funções quando necessário.
Quer conhecer a abordagem inovadora da Upskill Platform para desenvolver as habilidades de liderança e dar o suporte que seus líderes precisam para saberem lidar com a pressão, reter talentos e fazer sua empresa crescer?
Acesse: https://upskillplatform.com.