Upskill Platform

Seus profissionais mais experientes estão saindo por remuneração maior?

Muitos profissionais justificam sua saída por uma remuneração maior, mas esta, muitas vezes, não é a causa-raiz que está levando seus profissionais mais experientes a sair. Por isso, decidimos compartilhar a história de Fernando e Valéria, que ilustra bem um caso típico de demissão voluntária na qual o líder foi pego de surpresa e ainda agiu tardiamente e sem as informações necessárias para ter sucesso na retenção do profissional.

Seus profissionais mais experientes estão saindo por remuneração maior?

Qual seria o real motivo da rotatividade? Muitos profissionais justificam sua saída por uma remuneração maior, mas esta, muitas vezes, não é a causa-raiz que está levando seus profissionais mais experientes a sair. Por isso, decidimos compartilhar a história de Fernando e Valéria, que ilustra bem um caso típico de demissão voluntária na qual o líder foi pego de surpresa e ainda agiu tardiamente e sem as informações necessárias para ter sucesso na retenção do profissional.

Em busca de mais flexibilidade e crescimento

Certo dia, Fernando começou seu expediente já pedindo para conversar com sua líder. Disse que o assunto era urgente. Apesar da agenda cheia, preocupada, Valéria resolveu abrir espaço para conversar com Fernando. Afinal, já fazia quase um ano que eles não tinham uma conversa 1:1 sobre as expectativas de Fernando em relação ao trabalho e seus objetivos pessoais/profissionais.

Uma razão oculta da perda de talentos

Como Valéria temia, Fernando, um dos profissionais mais talentosos da equipe, pediu para sair. Ele disse ter conseguido uma posição em outra empresa que lhe oferecia melhor remuneração e novos desafios (e, o que ele não disse à líder, é que a nova empresa também lhe daria mais flexibilidade na forma de trabalhar e tempo para ficar com sua família)

Fernando vinha tentando, há quase um ano, conseguir oportunidade, espaço, e coragem, para dizer a sua líder sobre sua insatisfação com a obrigatoriedade de ir trabalhar no escritório pelo menos 3 dias por semana. Ele também queria dizer que já não estava enxergando crescimento profissional dentro da empresa e se sentia estagnado.

No entanto, Valéria se dizia sempre ocupada, e realmente estava, com muitas atribuições, e uma mentalidade que não priorizava o tempo de suporte à equipe, bem como uma conversa com Fernando sobre suas necessidades pessoais em relação ao trabalho. Como ele era um profissional há muito tempo estável na empresa, Valéria não imaginava que houvesse qualquer insatisfação com a forma de trabalhar. Mas suas expectativas e anseios e o espaço que o trabalho ocupava na vida dele haviam mudado, depois dos anos de pandemia e de toda a mudança no estilo de vida que veio junto.

Conclusão

Valéria ofereceu remuneração maior, para que Fernando ficasse, mas a líder não atuou sobre o que era mais importante para o liderado (a flexibilidade e o crescimento profissional), simplesmente porque não sabia o que era, não tinha dedicado tempo e energia para descobrir. Mas era muito tarde, não teve jeito.

Assim, Fernando saiu e Valéria ficou sem um dos melhores profissionais de sua equipe, e com uma série de demandas que os outros liderados não poderiam atender, assumindo temporariamente as operações de Fernando, além de dedicar tempo a contratar alguém para sua posição.

O tempo que ela parecia ter economizado em não fazer reuniões 1:1 com o Fernando (e mesmo com os outros liderados) foi consumido pelas horas de trabalho extra para substituí-lo. Além disso, a saída de Fernando impactou negativamente o engajamento e performance das equipes, e trouxe mais custos para a empresa, com seu desligamento, e com a contratação e treinamento de um novo profissional.

Talvez situações assim, ou similares, aconteçam em sua empresa. O mundo MUDOU e são necessárias NOVAS soluções para resolver NOVOS problemas.

Pensando nisso, a Upskill criou uma solução completamente NOVA para resolver os NOVOS desafios.

Agilidade, visibilidade e um desenvolvimento contínuo e personalizado para cada líder, através de um extenso know-how, tecnologia e ciência de dados, entregues em uma plataforma de Talent Development as a Service.

Dê um Upskill na sua liderança!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Summary

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Últimos artigos

equipes
Human-Centric Work Design
Aline Daher

Mude a maneira como suas equipes são lideradas

Loud quitting, quiet quitting, lazy job, coffee badging estão desafiando as empresas a manter a produtividade e performance dos times e do negócio, num ambiente de trabalho remoto ou híbrido. No entanto, é certo que o comportamento das pessoas mudou, impulsionado pela pandemia e consolidação de um mundo híbrido, seja para viver, consumir, como para trabalhar.

Saiba mais »
Liderança do futuro
Aline Daher

Prepare sua liderança para ser proativa no bem-estar das equipes

Uma pesquisa recente realizada pela Alice (plano de saúde para empresas), em parceria com a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, a Caju, o Grupo Fleury, a Gupy, a Zazos e O Futuro das Coisas, concluiu que as empresas que se preocupam com o bem-estar físico e mental de seus colaboradores registram índices maiores de engajamento interno. No entanto, a chave para construir e manter um ambiente saudável de trabalho pode estar além dos benefícios; no preparo da liderança.

Saiba mais »
Liderança do futuro
Aline Daher

Liderança em um ambiente de trabalho multigeracional

Segundo o “Panorama de Sentimentos das Lideranças”, estudo da escola corporativa SPUTNik com 250 líderes de grandes empresas, 79% dos gestores sentem dificuldade em conduzir profissionais de diferentes gerações. O ambiente de trabalho está se tornando cada vez mais diverso, com diferentes gerações trabalhando juntas. Para muitos líderes de empresas, isso pode ser um desafio, já que cada geração tem suas próprias preferências, valores e maneiras de trabalhar. No entanto, gerir uma equipe multigeracional com sucesso é possível, e pode trazer benefícios significativos para a empresa.

Saiba mais »

Agende uma demonstração

Desenvolva sua equipe, faça sua empresa crescer